Notícias

     15-12-2015

XPTO+ II -Segunda edição 

Foi aprovada a segunda edição do projeto XPTO+ II, financiada pelo Programa ERASMUS+ - Ação-Chave 1, que permitirá o envio de 60 recém-diplomados para a realização de estágios extra-curriculares durante 68 dias,  para os seguintes destinos: Polónia (Cracóvia), Bulgária (Sófia), França (Bordéus), Grécia (Rethymno), Alemanha (Berlim) Reino Unido (Portsmouth), Alemanha (Berlim), Espanha (Sevilha), Itália (Arezzo), Malta (Mosta), República Checa (Praga), Áustria (Viena) e Irlanda (Cork).

O Concórcio XPTO+II é composto pela AESA - Agrupamento de Escolas de Santo André, EP Fafe - Escola Profissionais de Fafe, EP Rio Maior - Escola Profissional de Rio Maior e o IEDP -  Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional.

O projeto terá a duração de 24 meses, terminando a 31/05/2017.

Com o objetivo de dar início às atividades do projeto, ontem foi realizada uma sessão informativa na EP Rio Maior, onde estiveram presentes recém-diplomados da EP Rio Maior dos cursos de Energias Renováveis e Auxiliar de Saúde. Através desta sessão os jovens puderam esclarecer as suas dúvidas  antes de efetuarem a sua pré-inscrição no projeto.





___________________________________________


                                                                                                                                     14-09-2015


Novos estágios, novos desafios!


Teve início, este fim-de-semana, mais um fluxo de mobilidade do projeto XPTO+, promovido pelo Consórcio XPTO+, com 28 participantes que partiram para várias cidades da Europa, para começarem uma nova etapa nas suas vidas. Para alguns, a primeira experiência profissional.

O próximo fluxo partirá a 25 de Outubro, com 8 participantes.

Os vários participantes do projeto provêm das escolas AESA - Agrupamento Escolas de Santo André, EPF - Escola Profissional de Fafe e ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, e vão realizar os seus estágios em áreas que vão do Design Gráfico ao Serviço a Clientes, das Tecnologias de Informação à Eletrónica, entre outras.

Desta vez, os estagiários distribuem-se por cidades como Berlim (Alemanha), Viena (Áustria), Sevilha (Espanha), Bordéus (França), Cracóvia (Polónia), Cork (Irlanda), Wolverhampton (Reino Unido), Belfast (Reino Unido) e Pádua (Itália).

Os programas de estágio têm duração de 14 semanas, e em cada país de destino os participantes terão a oportunidade de frequentar um curso intensivo de língua, de uma semana, antes de iniciarem as suas funções nos locais de estágio. As instituições parceiras que apoiam a organização das mobilidades dos participantes são: Globtrain (Alemanha), Cap Ullyse (França), ONECO (Espanha), Partnership Europe (Irlanda), XENA (Itália), AMADEUS Association (Áustria), BONUM (Polónia), Intern Europe Ltd (Reino Unido).

Muito em breve, receberemos notícias de todos os participantes, que irão partilhar as suas experiências e opiniões, e assim perceber quais as vantagens e desafios desta aventura.

A todos desejamos boa sorte! 




__________________________________________________________________________________







As primeiras mobilidades do Projeto XPTO+ irão iniciar já no dia 05/04/2015, com a duração de 14 semanas.

Os três participantes realizarão o seu programa em Cork, na Irlanda e que será composto por uma semana de curso de língua, já no país de destino e 13 semanas de estágio profissional.

Brevemente, os participantes partilharão connosco as suas aventuras por terras Irlandesas.

À Carina, ao Rafael e ao Tiago desejamos uma ótima viagem!

9 comentários:

  1. Ola, eu faço parte do programa xptomais e cheguei ontem a cork irlanda... estarei por aqui algum tempo e para já sido uma boa exprimecia...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Hoje fizemos um pequeno passeio pela cidade, posso vos dizer que é uma cidade bastante movimentada e que as ruas sao bastante animadas. Acho que iriam gostar de visitar e quem sabe um dia poder participar numa expriencia igual.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Hi, Guys!!! Está semana e a semana do curso de liguas, aqui podemos conhecer pessoas novas e fazer novas amizadades. Os professores sao pessoas bastante acolhedoras como todos aqueles que ali trabalham e como estudão.
    Boa noite a todos....

    ResponderEliminar
  6. Hi, Guys!!! Está semana e a semana do curso de liguas, aqui podemos conhecer pessoas novas e fazer novas amizadades. Os professores sao pessoas bastante acolhedoras como todos aqueles que ali trabalham e como estudão.
    Boa noite a todos....

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,

    O meu nome é Tiago, fui um dos últimos participantes do projeto XPTO+ do programa Erasmus+, que ingressou na aventura por terras irlandesas. Está aventura proporcionou-me uma oportunidade não só profissional mas também pessoal, na qual em termos profissional pude por em praticar o meu conhecimento mas também aprender sempre coisas novas, em relação ao pessoal pude conhecer uma nova cultura, novas pessoas, uma nova cidade, um pais diferente do nosso, em que muito e diferente mas também muito idêntico. Quem quiser ter um experiência nova tem aqui a oportunidade de participar numa a qual aconselho vivamente, pois não vão só puder ganhar "currículo", mas sim sempre mais.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde a todos os leitores deste blog. Estou aqui hoje para vos deixar um pequeno comentario sobre a minha estadia na cidade de Cork na Irlanda. Bem a expriencia que me foi perprocionada pelo projeto XPTO+ do programa Erasmos+ foi muito motivadora e evidentemente muito importante, tanto para a minha vida profissional como para a minha vida pessoal. Pode adequirir mais conhecimento em tecnicas de trabalho, adequiri uma maior capacidade de compreensao e de interação com pessoas de outras culturas. Aprendi uma nova lingua, mas a cima de tudo tive o privilegio de conhecer alguns sitios daquele encatador pais. Fiz novas amizades , fiz memorias muitas delas inesqueciveis. Enquanto vos escrevo esta mensagem tenho pequenas memorias de momentos que nunca esquecerei, momemtos que me mudaram e momentos que ajudaram a mudar alguns pontos de vista que eu tinha. Quando fazemos esta viagem esperamos que seja facil, que nos divertimos muito, que façamos muitos amigos, que tenhamos uma estadia "super divertida e cheia de divertimento", como obvio nao é 100% assim, sentimos saudades da familia, amigos e as vezes de rostos conhecidos. Mas tudo vale a penas quando o resultado é aquele que tive, é no fundo poder permitir sonhar-mos e concretizar-mos este mesmo sonho. Fui para esta aventura para poder melhorar o meu currículo, mas ganhei mais que isso, como ja citei ganhei expriemcia profissional, ganhei amigos ( colegas de trabalho e muitos deles nao colegas de trabalho), ganhei coragem, ganhei confiança, mas a cima de todo ganhei a expriencia de um dia dizer fui e foi um dos momentos da minha vida que gostaria de repetir. Espero que o proximo fluxo tenha a mesma oportunidade de ter uma expriencia que seja parecida ou equivalente a minha, pois cada expriencia é uma expriencia e nem todas sao iguais. Aqui vos deixo uma messagem e espero que vós traga votade de fazer o mesmo, mas sempre com a mente aberta. Obrigada e desejo ao proximo fluxo uma boa partida e que se divirtam, mas a cima de tudo tenha responsabilidade.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.